5 lições pra você aprender com a carreira de Demian Maia no UFC

Demian Maia obteve outro desempenho impressionante sábado passado, com uma finalização de primeira sobre Carlos Condit. Com o resultado, Maia provavelmente vai disputar o cinturão meio-médio do UFC na próxima vez que pisar no octógono. Cada praticante de Jiu-Jitsu pode aprender bastante com o que o faixa-preta brasileiro vem fazendo em seus combates. Listamos 5 coisas que vão definitivamente te ajudar a melhorar sua performance.

1. A confiança em seu jogo

Demian sempre diz que o que ele faz é Jiu-Jitsu, e que esse é o caminho que ele vai seguir para alcançar as vitórias. Dentre suas 18 vitórias no UFC, ele finalizou 9 de seus oponentes, então seu plano está claramente funcionando. A lição é: estar preparado para qualquer coisa, mas ter tanta confiança em seu jogo que você quase sempre será capaz de impô-la sobre o seu adversário.

2. Adaptar

Temos visto muitos casos de campeões de Jiu-Jitsu que obtiveram pouco ou nenhum sucesso no MMA devido a dificuldade de adaptar suas técnicas para o novo ambiente. Demian não é um desses casos. Ele tem sido capaz de traduzir perfeitamente o que ele fez por toda a sua vida pra dentro do octógono. Seu segredo? Demian responde isso: “Eu sempre acreditei no Jiu-Jitsu como uma arte marcial, e não apenas um esporte. É por isso que eu sempre treinei todos os aspectos da arte. Apesar de ser um competidor há anos, eu nunca parei de treinar auto-defesa ou quedas. E continuo fazendo a mesma coisa com os meus alunos hoje em dia.”

3. Persista

Demian vem de uma série de 6 vitórias no UFC e está à beira de lutar pelo cinturão, mas há alguns anos, ele estava numa situação muito difícil. Depois de duas derrotas consecutivas para Jake Shields e Rory MacDonald em outubro de 2013 e fevereiro de 2014, ele bateu Alexander Yakolev em maio de 2014, e, em seguida, ficou afastado por quase um ano devido a uma série de problemas de saúde. Em um ponto, ele temia por sua vida: “Na minha terceira vez de volta ao hospital, não havia mais infecção, mas eu ainda tinha febre e os médicos não sabiam o porquê. Isso é quando você percebe que não são imortais. Essa situação me ensinou a priorizar as coisas na vida e também como manter o foco “.

4. Estabeleça uma meta e trabalhar sobre ela

Já há algum tempo, depois de cada luta, Demian tem cobrado uma disputa de título. Pouco a pouco, mais e mais pessoas estão concordando com ele. Aqui está como ele foi capaz de construir um reconhecimento tão forte recentemente. “O segredo é evoluir sempre, eu sou sempre um estudante. Eu amo o que eu faço e eu absolutamente adoro o processo de aprendizagem. Isso é o que me ajuda a ficar melhor e melhor. Estou sempre viajando para lugares diferentes para aprender com pessoas diferentes”.

5. Mantenha seus pés no chão, sempre

Demian diz: “Eu perdi a conta de quantos lutadores que eu vi com toneladas de potencial que se perderam nas armadilhas da vaidade do nosso esporte. Quanto mais lutas mais você ganha, mais pessoas se reúnem em torno de você para dar-lhe maus conselhos. O segredo reside na simplicidade, mas isso não significa que vai ser fácil, muito pelo contrário.”

De bônus um rala de leve entre Demian Maia e Tiago Camilo.

Texto original em: http://jiujitsumag.com/5-mindset-lessons-you-can-learn-from-demian-maias-career-in-the-ufc/

Deixe uma resposta

